quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Nomeados Bispos para São Miguel Paulista e Barretos



O bispo auxiliar de São Paulo, dom Manuel Parrado Carral, é o novo bispo da diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo. A nomeação foi feita nesta quarta-feira, 9, pelo papa Bento XVI. Dom Manuel sucede a dom Fernando Legal que completou 75 anos e apresentou sua renúncia em conformidade com o Cânon 401, parágrafo 1º.
Dom Manuel Parrado Carral nasceu em San Roman, Conselho de Santiso, província de La Coruña, Espanha, em 29 de Setembro de 1946. Com 11 anos de idade veio com a família para o Brasil, fixando residência no Município de São Caetano do Sul, São Paulo.
Em 1965 ingressou no Seminário Santo Cura D’Ars, na Freguesia do Ó, da Arquidiocese de São Paulo onde cursou o colegial. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira dos padres jesuítas, em São Paulo. O curso de Teologia foi iniciado no Instituto de Filosofia e Teologia de São Paulo e concluído no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo.
Foi ordenado Sacerdote para a Diocese de Santo André no dia 10 de Dezembro de 1972. Em janeiro de 2001, foi nomeado bispo Titular de Giunca di Bizacena e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Assumiu, em 10 de março de 2001, como Bispo Auxiliar de São Paulo, exercendo o cargo de Vigário Episcopal para a Região Sé. Em 2003, o Papa Bento XVI o Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Paulo, exercendo o cargo até a posse do novo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

Barretos

Já para a diocese de Barretos, interior de São Paulo, foi nomeado bispo o abade dom Edmilson Amador Caetano, do Mosteiro Cisterciense de Nossa Senhora de São Bernardo, em São José do Rio Pardo (SP).
Com ordenação episcopal marcada para o dia 28 de março, dom Edmilson nasceu em São Paulo, no dia 20 de abril de 1960. Ingressou na vida religiosa em 1978, fazendo o noviciado no Mosteiro São Bernardo, em São José do Rio Pardo. Cursou filosofia no Instituto Superior de Filosofia do Mosteiro de São Bento, em São Paulo e a teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, e na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Já como presbítero, ordenado no dia 7 de dezembro de 1985, cursou o Biênio de Especialização em Teologia Monástica, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, e exerceu os cargos de Mestre dos professos temporários (1989-1993); Mestre de noviços (1990-1993; 1995-1996; 2001); Prior do Mosteiro (1990-1993; dez/1996-março/1997); Diretor dos oblatos seculares (1995-1996); Abade do mosteiro (1997); Presidente da Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil (999-2006); Membro do Conselho do Abade Presidente da Congregação de São Bernardo da Itália, Ordem Cisterciense (2005).
Exerceu, ainda, em São José do Rio Pardo, as funções de Vigário Paroquial da Paróquia São Roque; pároco da Paróquia Cristo Redentor; pároco da Paróquia São Roque; Capelão do Hospital S. Vicente. Foi também presbítero de equipes de Catequistas do Caminho Neocatecumenal na diocese de São João da Boa Vista; membro do Conselho de Presbíteros da diocese de S.J.Boa Vista; membro do Colégio de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista; professor de História da Filosofia Antiga e Medieval no Instituto de Filosofia “Imaculado Coração de Maria”, em São João da Boa Vista; professor de Espiritualidade no Curso Propedêutico da diocese de São João da Boa Vista, em Caconde (SP); professor de Patrologia no Instituto de Teologia “Imaculado Coração de Maria” em São João da Boa Vista; Diretor de Estudos filosóficos e teológicos do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, São João da Boa Vista; professor de Patrologia no Instituto Teológico Santa Clara de Assis, da comunidade Missionária Providência Santíssima, diocese de São João da Boa Vista, Mococa (SP).

www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: