quinta-feira, 10 de julho de 2008

Faleceu dom José Carlos de Lima Vaz


Faleceu ontem, dia 9, o bispo emérito de Petrópolis (RJ), dom José Carlos de Lima Vaz, que encontrava-se internado desde o dia 26 de junho, em estado grave no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG). Segundo o capelão do hospital, padre José Catarino, dom José Carlos sofria de aplasia medular e estava em coma, com infecção generalizada.
O velório de dom Vaz acontece na casa dos Jesuítas, em Santa Rita do Sapucaí (MG). As exéquias, seguida de sepultamento, terão início às 15h.
Dom Vaz, que completaria em agosto oitenta anos, era natural de Ouro Preto (MG). Ordenou-se presbítero em 15 de julho de 1957, em Comillas, Espanha. Foi ordenado bispo em março de 1987, no Rio de Janeiro (RJ).
Durante o seu episcopado atuou como bispo auxiliar do Rio de Janeiro, de 1987 a 1995; coordenador da Pastoral Social, Catequese, Movimentos e Associações Religiosas; vice-assistente nacional das congregações marianas do Brasil; e bispo de Petrópolis, de 1995 a 2004.
Publicou diversos livros como: Configuração eletrônica do Átomo, Física dos semi-condutores; A Universidade Católica do Brasil; O Apostolado da Oração; Crônica da Igreja e do Mundo; A Igreja e o Mundo; As congregações Marianas do Brasil.
Seu lema era: Ele, Cristo é nossa paz.


Nenhum comentário: