quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Secretário da CNBB recebe coordenadores da Pastoral da Juventude

A secretária nacional da Pastoral da Juventude (PJ), Ildete Emanuele Nogueira de Sousa, e o assessor, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, foram recebidos, nesta quarta-feira, 19, pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. Eles vieram convidar o secretário para o 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, que acontecerá em Natal, dias 11 a 17 de janeiro do próximo ano. Segundo os coordenadores, o encontro deve reunir 600 jovens da PJ de todos os estados do país que discutirão o tema “Ide e construí a civilização do amor”.
“Queremos muito a presença de dom Dimas na missa de abertura do nosso encontro”, disse Ildete. “Para nós é muito importante a aproximação da juventude com os bispos do Brasil. A gente precisa estar perto no diálogo, mostrando o que fazemos e falando de nossas dificuldades”, acentuou.
Realizado a cada três anos, o encontro não tem caráter deliberativo. “O encontro é momento de troca de experiências e integração entre as lideranças diocesanas da PJ”, explica padre Carlos Sávio. “Queremos ter um olhar mais específico para a PJ e adentrar na realidade juvenil, conhecer a realidade de cada regional e tecer um plano que contemple a juventude”.
Segundo padre Carlos, o grande desafio para a construção da “civilização do amor”, tema do encontro, é a pluralidade. “Temos diversas expressões da juventude. O desafio é entrar na mentalidade secularizada do mundo”, observou. “Com este tema, queremos fazer com que o jovem compreenda seu protagonismo e ajude a construir a civilização do amor. É importante formá-los para isso”.
Para Ildete, a civilização do amor começa com gestos simples e pequenos. “O que impede a construção da civilização do amor é o individualismo e o consumismo”, sublinhou.

SETOR JUVENTUDE

Na assembléia do ano passado, os bispos do Brasil aprovaram o Documento 85, Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais, que propõem, entre outras coisas, a criação nas diocese do Setor Juventude. “O setor é como um guarda-chuva que reúne todas as realidades da juventude. A PJ está dentro do setor com os movimentos”, explica padre Carlos. Segundo esclareceu, o Setor deverá reunir tanto a Pastoral da Juventude, como as Pastorais da Juventude Específicas (Estudantil, Rural, Meio Popular) e os movimentos juvenis. “Temos conversado muito sobre o Setor Juventude dentro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude. Tudo parece ser Pastoral da Juventude, mas não é assim”, advertiu.
Segundo Ildete, a fase ainda é de estudo e de compreensão da nova proposta. “A Igreja é plural. Todas as pastorais e movimentos têm sua importância e nenhuma deve ser esquecida ou desvalorizada. Vamos aumentar nossa interação porque nosso objetivo é um só: a evangelização da juventude”. O encontro também deverá falar dessa questão. “Haverá um momento em que vamos falar da realidade juvenil, realidade teológica, os jovens no documentos da Igreja. É importante que os jovens entendam qual é a proposta da CNBB, que não é acabar com nenhuma pastoral ou movimento, mas fortalecer todos e buscar a comunhão entre eles”.

Nenhum comentário: