segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Viver o presente, sem perder a visão do futuro


Em cada momento da vida estas palavras e especialmente o testemunho de vida de Dom Luciano Mendes de
Almeida podem inspirar o nosso viver. Peçamos a Deus que Dom Luciano seja lá do céu nosso luzeiro a nos
guiar.
“Em primeiro lugar, sinto-me chamado a viver o momento presente sem perder, é claro, a visão
do futuro. Sou um homem apaixonado pelo presente, enquanto sei que o presente não volta mais. O
passado tem um valor, sem dúvida, na unidade da pessoa, o futuro possui a novidade da surpresa, mas
o presente, o que é? É aquele momento de transparência da consciência, no qual uma pessoa é
chamada a entrar em comunhão com Deus no evento, a partilhar o sofrimento e a alegria da presença
de Deus. Isso me parece bonito, de um lado, porque a pessoa tem sempre algo a fazer, sendo chamada a
viver o desafio do momento presente; do outro, tem um pouco de paz, porque cada momento leva
consigo uma beleza especial, um pouco da graça de Deus.
Outra característica minha é que me deixo envolver mais pelo sofrimento do que pela alegria,
não porque o sofrimento seja maior que a alegria, mas porque, sabendo com certeza quanto no mundo
o sofrimento esteja presente no coração dos homens, sinto vergonha de viver os momentos de alegria.
Parece-me que a alegria que existe nesse mundo seja um sinal daquela mais plena que um dia teremos,
mas que hoje o chamado mais forte seja o de partilhar com os outros os momentos difíceis, o
sofrimento e, exatamente, no momento presente. Partilhar com os outros o sofrimento faz crescer em
nós a experiência do amor; sinto-me chamado a viver o presente e, no presente, a partilhar o
sofrimento, a doença, a solidão e, depois, a consciência que uma pessoa pode ter do seu sofrimento, da
sua pobreza.
Depois de um dia de trabalho, estou cansado; porém, embora saiba que no dia seguinte terei
várias coisas para fazer, se encontro uma pessoa que sofre, sinto-me impulsionado a ir visitá-la à noite.
Nem todos entendem o quanto seja importante para mim a vontade de conhecer a grandeza de certas
situações que, talvez, segundo outras categorias humanas, parecem pequenas. Não entendem que essas
coisas me dão uma força nova para enfrentar os compromissos no dia seguinte.
Outra característica da minha pessoa é uma mistura de amor por esta vida e de desejo da outra
vida. Amor por esta vida, porque há muito a fazer, desejo da outra, porque é este mundo, onde há o
pecado, que nos faz sofrer. É a mistura do presente com o futuro prometido que impede a vida de ser
plena, enquanto a empurra para aquilo que ainda não existe: da mesma maneira, faz aparecer a
verdade do seu ser e, ao mesmo tempo, sua situação incompleta”.

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida


Nenhum comentário: