sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Fórum debate hoje “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade”

O III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL) inicia suas atividades, na manhã desta sexta-feira, 23, com a conferência “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade” a ser proferida por Emile Townes, dos Estados Unidos, e Steve DeGruchy, da África do Sul. Antes da conferência, os participantes acompanham o “Ritual da Terra”, um momento orante e celebrativo.
O FMTL nasceu em 2005 na esteira do Fórum Mundial Social, e foi realizado pela primeira vez em Porto Alegre. Sua terceira edição, aberta no dia 21, em Belém, traz como tema “Água, Terra e Teologia para outro mundo possível”. Com uma metodologia muito simples, o Fórum é constituído basicamente de uma conferência pela manhã e oficinas à tarde, além de outras atividades.
“O FMTL é como um espaço de encontro para reflexão teológica de alternativas e possibilidades de mundo, tendo em vista contribuir para a construção de uma rede mundial de teologias contextuais marcadas por perspectivas de libertação”, diz o site do Fórum. Outra marca forte do Fórum é o ecumenismo e o respeito às diferenças.
Além das oficinas, o Fórum oferece também o chamado “Café Teológico”. No de ontem, a discussão girou em torno da questão indígena. Várias lideranças indígenas expuseram a experiência religiosa de seus povos. Indígenas da Raposa Serra do Sol falaram de sua luta pela demarcação de suas terras em Roraima.
“A Terra Raposa Serra do Sol tem um milhão e 700 mil hectares e nela moram seis povos indígenas”, explicou o líder da Raposa Serra do Sol. Segundo informou, aí os indígenas criam 86 mil cabeças de gado. Ele denunciou a construção de hidrelétricas na região e o uso de agrotóxicos por fazendeiros. “Sofremos com a plantação de arroz de seis rizicultores que brigam pela terra. Os aviões jogam agrotóxicos no arroz e na soja, que caem também nas comunidades e nos rios, contaminando os indígenas. O Ibama não faz nada porque o dinheiro tem mais poder”, disse.
Nesta sexta-feira, à tarde, os participantes do Fórum farão uma visita programada para conhecer experiências de trabalhos em defesa da ecologia, encerrando as atividades com uma mesa redonda que discutirá “Direitos humanos e teologia”.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=887 - acesso em 23/01/2009

Nenhum comentário: