sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Nomeado o bispo auxiliar da diocese de Passo Fundo

Nesta quarta-feira, 14, o papa Bento XVI anunciou a nomeação do bispo titular de “Tucca di Numidia” e auxiliar da diocese de Passo Fundo (RS), o mons. Liro Vendelino Meurer, atualmente pároco da paróquia São Geraldo, em Porto Alegre (RS). O pedido de um bispo auxiliar para Passo Fundo foi feito pelo bispo diocesano, dom Ercílio Simon, que foi acolhido pelo pontífice.
Mons. Liro Vendelino Meurer
Pertencente ao clero arquidiocesano de Porto Alegre, mons. Liro Vendelino Meurer nasceu no dia 13 de julho de 1954, na localidade de Linha de Júlio de Castilhos, município de Montenegro, atualmente Salvador do Sul. O novo bispo auxiliar é filho de Jacob Edvino Meurer e Ágata Catarina Meurer. Ele é o terceiro da família de seis irmãos.
Seus estudos primários foram realizados em sua terra natal. Em 1967 ingressou no Seminário São João Maria Vianney, Bom Princípio, onde permaneceu dois anos. Entre os anos 1969 e 1974 estudou no Seminário São José de Gravataí, completando o ginásio e cursando o segundo grau – hoje ensino médio.
Começou a Faculdade de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão (RS) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 12 de dezembro de 1981 por dom Cláudio Colling. Durante seus 27 anos de sacerdócio exerceu as funções de vigário paroquial da paróquia Santo Antônio de Estrela, em 1982, e foi assistente dos seminaristas do Seminário São José de Gravataí. Nos anos 1984 a 1990 foi diretor e assistente do propedêutico no mesmo Seminário. No mesmo período fez curso de formadores, com especialização em psicopedagogia, no Seminário de Viamão.
Em 1991, mons. Liro Vendelino foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Mont’ Serrat, em Porto Alegre, e diretor espiritual no Seminário São José de Gravataí. De 1992 a 1996, ele foi reitor do Seminário São João Maria Vianey, Bom Princípio e de 1997 a 2006, pároco da Paróquia São João Batista, em Camaquã, e simultaneamente vigário episcopal do Vicariato Camaquã-Guaíba, durante três anos. Em 2007 foi pároco da Paróquia Santa Luzia, em Porto Alegre. No passado até o momento, ele é pároco da Paróquia São Geraldo, em Porto Alegre, sendo que também é assessor eclesiástico do Movimento de Cursilho de Cristandade.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=844 - acesso em 16/01/2009

Nenhum comentário: