quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Em estado grave, Dom Aloísio completa 83 anos


Internado no Hospital São Francisco, em Porto Alegre (RS), desde 21 de setembro, o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal dom Aloísio Lorscheider, tem um quadro grave, segundo informou o Frei Jorge Hartmann. Com problemas de retenção de líquido, essa é a terceira vez que dom Aloísio é internado neste ano. Ontem ele comemorou 83 anos com uma missa celebrada na capela do hospital. “Estava tudo programado para dom Aloísio participar da celebração. Pouco antes de começarmos, ele preferiu não participar e receber a eucaristia no quarto”, explica Frei Hartmann.
No domingo, o cardeal recebeu a visita do senador Pedro Simon que lhe pediu a bênção. Apesar de seu estado grave, dom Aloísio permanece lúcido e conversando normalmente. “A seu pedido, as visitas foram diminuídas porque ele tem se sentido muito cansado”, esclarece o Frei. Dom Aloísio está sendo acompanhado pelo cardiologista Fernando Lucchese que descreve seu caso como “grave e complicado”.
Ordenado presbítero na cidade de Divinópolis (MG), em 1948, e bispo em 1962, em Porto Alegre (RS), dom Aloísio é franciscano da Ordem dos Frades Menores e teve Santo Ângelo (RS) como sua primeira diocese. Em 1976, o papa Paulo VI o fez cardeal quando era arcebispo de Fortaleza (CE) onde ficou de 1973 a 1995, transferindo-se para Aparecida (SP) até se tornar emérito em 2004.
Dom Aloísio foi secretário geral da CNBB de 1968 a 1971 e seu presidente por dois mandatos (1971-1978) além de ter ocupado a presidência e vice-presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).


Nenhum comentário: