terça-feira, 8 de abril de 2008

Congresso Eucarístico acontece em Brasília

O 16º Congresso Eucarístico Nacional será realizado em Brasília nos dias 27 a 30 de maio de 2010. A comunicação foi feita pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, nesta segunda-feira, durante a 46ª Assembléia da CNBB. O Congresso terá como tema, “Eucaristia, Pão da Unidade dos discípulos missionários” e lema, “Fica conosco, Senhor” (Lc 24,29).
“Para a Igreja, a realização do Congresso Eucarístico possibilita uma maior vivência da Eucaristia e é fonte inesgotável para uma vivência cristã, por isso deve haver um empenho para sua melhor realização”, disse o arcebispo.
Segundo dom João, estão sendo constituídas comissões para a redação do texto base, a logomarca, a oração e o hino do Congresso, além do site. Já está disponível o endereço eletrônico: cen2010@arquidiocesedebrasilia.org.br.
“Expresso meu profundo desejo de comunhão com todos os bispos do Brasil e assim percorrer nosso caminho para o Congresso Eucarístico, com alegria e com a certeza de que estamos realizando a vontade do Senhor, presente na Santíssima Eucaristia”, concluiu o arcebispo.
Fórum da Igreja Católica
Outra comunicação feita na tarde desta segunda-feira, 7, veio do Rio Grande do Sul que realizou, nos dias 20 a 23 de setembro de 2007, o primeiro Fórum na Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Segundo o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, a Polícia Militar calculou que circularam pelo local do evento cerca de 100 mil pessoas vindas das 17 Dioceses do Estado.
“O Fórum da Igreja foi muito além dos palcos, das tendas, das cátedras, das oficinas e conferências. Ele se manifestou na acolhida, na fraternidade, na participação, na fé, numa sementeira de novas amizades e relacionamentos”, disse o arcebispo.
O arcebispo lembrou os frutos do evento entre eles “a percepção da vida da Igreja, proporcionando novo ânimo e abrindo novas pistas para a caminhada”. Dom Dadeus destacou, ainda, o processo participativo e o protagonismo dos leigos.

www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: