quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Audiência da CNBB com o Presidente Lula


Terminou há pouco, no Palácio do Planalto, a audiência do presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, dom Geraldo Lyrio expressou ao presidente Lula “a preocupação da CNBB com relação à pessoa e à vida” de dom Luís Flávio Cappio, em jejum 17 dias em Sobradinho (BA), contra a transposição do Rio São Francisco.
“Colocamo-nos à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o Governo e Dom Luiz Flávio Cappio”, diz o documento entregue ao presidente Lula. A respeito da transposição do Rio São Francisco, a sugestão da CNBB é a criação de uma “Comissão para estudar melhor o atual Projeto e analisar também as propostas que têm sido elaboradas por entidades governamentais, especialistas e movimentos sociais que consideram, também, a revitalização e a despoluição do Rio São Francisco”. Também o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, participou da audiência no Palácio do Planalto.
Leia, abaixo, a íntegra do “Pró-memória” entregue ao presidente Lula.
Pró-memóriaEncontro da Presidência da CNBB com o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva


Senhor Presidente,
Dirigimo-nos a Vossa Excelência, com respeito e consideração, para demonstrar a preocupação da CNBB com relação à pessoa e à vida de nosso irmão Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, Bispo Diocesano da Barra-BA que, desde o dia 27 de novembro p. passado, se encontra em jejum e oração, em Sobradinho – BA, motivado por suas preocupações diante da implementação do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, com todas as suas conseqüências e implicações.
No ano de 2005, Dom Frei Luiz Flávio Cappio realizou, durante onze dias, igual iniciativa em Cabrobó – PE. O encerramento do jejum ocorreu, aos 06 de outubro de 2005, após a ida do então Ministro das Relações Institucionais, Senhor Jaques Wagner, representando Vossa Excelência.
No dia 15 de dezembro de 2005, Vossa Excelência recebeu em audiência Dom Luiz Flávio Cappio e representantes de movimentos sociais, quando foi confirmado o compromisso da realização de um processo de diálogo, sendo criada uma Comissão mista com representantes do Governo e da Sociedade, intermediada pela Casa Civil e Secretaria Geral.
Não obstante os esforços feitos, a Comissão não atendeu plenamente os objetivos propostos porque não conseguiu obter consensos mais amplos.
A CNBB tem reafirmado a necessidade de ser resolvido o grave problema da água para as populações do semi-árido brasileiro.
Entretanto, por causa da complexidade do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, - com suas implicações sociais, econômicas, culturais e ambientais -, julgamos que ainda seria necessário maior discussão, envolvendo as populações ribeirinhas, pescadores, indígenas, quilombolas, cientistas, especialistas e outros setores interessados. O atual Projeto deveria ser mais analisado, considerando inclusive outras alternativas que garantam água de qualidade para o povo Nordestino, entre elas o Projeto 1 milhão de cisternas.
Colocamo-nos à disposição para colaborar na retomada do diálogo entre o Governo e Dom Luiz Flávio Cappio. Sugerimos a criação de uma Comissão para estudar melhor o atual Projeto e analisar também as propostas que têm sido elaboradas por entidades governamentais, especialistas e movimentos sociais que consideram, também, a revitalização e a despoluição do Rio São Francisco.
Com estas propostas, a CNBB quer contribuir para a superação do impasse do momento atual e, ao mesmo tempo, reafirmar seu propósito de continuar participando das iniciativas que buscam garantir água para o semi-árido brasileiro, a fim de que “todos tenham vida” (cf. Jo 10,10).
Brasília, 12 de dezembro de 2007
DOM GERALDO LYRIO ROCHA

Arcebispo de MarianaPresidente da CNBB
DOM DIMAS LARA BARBOSA

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário: