quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Nomeação de Bispo

Hoje, 19 de dezembro, o papa Bento XVI acolhendo a solicitação de dom Alano Maria Pena, OP, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeou bispo titular de “Accia” e auxiliar em Niterói (RJ) o padre Roberto Francisco Ferreira Paz.
Padre Roberto é natural de Montevidéu (Uruguai) e filho de Roberto Angel Ferrería e Gloria Paz de Ferrería.
Fez seus estudos eclesiásticos na Faculdade de Teologia da PUC-RS e Mestrado em Direito Canônico no Instituto Arquidiocesano de Direito Canônico do Rio de Janeiro. Além disso, tem especializações em Notariado Eclesiástico, Direito Matrimonial Católico, Aperfeiçoamento para juízes e funcionários de Tribunais Eclesiásticos, Bioética, Ética em Pesquisa, Espiritualidade, Bioética e tradições religiosas.
O presbítero atuou como vigário judicial do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), vigário episcopal da Pastoral da Cultura e conselheiro do Serviço Interconfissional de Aconselhamento, diretor espiritual regional do Encontro de Casais com Cristo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pároco do Santuário N. Sra. da Paz, representante católico do Grupo de Diálogo inter-religioso de Porto Alegre, professor de Direito Canônico e de Direito Eclesiástico da PUC-RS e do CETJOV, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da arquidiocese de Porto Alegre, delegado arquidiocesano na Comissão Regional de Ecumenismo, coordenador de Pastoral da Área Petrópolis, secretário do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Cardiologia, porta-voz da arquidiocese de Porto Alegre, assistente eclesiástico do Jornal Novo Milênio, assistente eclesiástico da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa.
Padre Roberto participou de entidades e Organizações Não-Governamentais. Foi membro fundador do Movimento de Profissionais Católicos, da Associação de Juristas Católicos, do Grupo de Diálogo inter-religioso em Porto Alegre e membro da Associação Brasileira de Canonistas.
Atualmente é pároco do Santuário Nossa Senhora da Paz, em Porto Alegre.

www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: