segunda-feira, 26 de maio de 2008


No final de semana, de 22 a 25, a Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) realizou sua 15ª Assembléia Nacional, evento que acontece de três em três anos e reúne a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Participaram 70 delegados, sendo 16 de cada PJ específica e cinco secretários das PJs dos regionais; o secretário nacional da PJB, Silvano Silvero; o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Gomes; o bispo referencial do Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro e o bispo diocesano de Registro (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom José Luiz Bertanha.
Um dos pontos tratados na assembléia foi a importância da juventude para a Igreja. “O documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude, é uma fonte inspiradora e um espelho para os jovens espalhados por todo o Brasil”, disse dom José Bertanha. Ele lembrou que as pastorais da juventude têm o grande desafio de se fazerem presentes junto à juventude que está por todo o país, “principalmente junto àqueles que não estão inseridos na Igreja”.
Já dom Eduardo Pinheiro disse que a “PJB é filha da CNBB” e que há uma grande expectativa dos bispos do Brasil em “resgatar um trabalho qualificado com a juventude brasileira e suas diversas organizações, inclusive com a PJB”. O bispo lembrou ainda que a Igreja sem o rosto jovem é uma Igreja desconfigurada. “Sem o rosto jovem, certamente, a Igreja não conseguiria realizar sua missão”, afirmou citando as palavras que o papa Bento XVI proferiu aos jovens no estádio Pacaembu, em maio do ano passado.


Nenhum comentário: