quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nomeados os novos bispos para as dioceses de Vacaria e Guarabira

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 28, o padre Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da diocese de Guarabira, no Estado da Paraíba, vacante desde novembro de 2006. Já para a diocese de Vacaria (RS), vacante desde janeiro do ano passado, foi nomeado bispo o Frei Irineu Gassen, OFM.
Padre Francisco, 44, é natural de Jardim do Seridó (RN), onde fez o ensino fundamental e médio. Cursou filosofia e teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, da arquidiocese do Rio de Janeiro, e Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro.
Ordenado presbítero em 21 de julho de 1991, em Caicó (RN), padre Francisco foi administrador paroquial e vigário paroquial em várias paróquias da diocese de Caicó; reitor do Seminário Diocesano Santo Cura D´Ars; ecônomo da diocese; presidente do Departamento Diocesano de Ação Social; pároco em de São José do Seridó; pró-vigário geral e coordenador da cúria diocesana e articulador da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada no Regional Nordeste 2.
Atualmente, padre Francisco é professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales, pároco da paróquia São Francisco de Assis, Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da diocese de Caicó.
Já o novo bispo de Vacaria, Frei Irineu, 65, é gaúcho, nascido em Formosa, Santa Cruz do Sul (RS), em 24 de novembro de 1942. Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Irineu fez o noviciado e Filosofia no Convento São Boa Ventura, em Daltro Filho, município de Imigrantes (RS). Cursou Teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Seminário Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão (RS).
Frei Irineu recebeu a ordenação presbiteral em Santa Cruz do Sul, no dia 27 de julho de 1968. Dentre as muitas funções que exerceu, foi Mestre dos Noviços e professor no Seminário Menor de Daltro Filho; pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre, e paróquia Cristo Rei, em Não-me-Toque, diocese de Passo Fundo (RS); secretário da Família Franciscana do Brasil, no Rio de Janeiro; superior da comunidade e reitor do Seminário do Curso Médio em Taquari (RS) e em Agudo (RS); superior provincial dos Franciscanos do Rio Grande do Sul.
Atualmente, Frei Irineu é pároco da paróquia São João Batista, em Daltro Filho, diocese de Caxias do Sul.

www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: